Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada até 20 de dezembro

Os produtores rurais do Espírito Santo terão mais 20 dias para vacinar o rebanho contra febre aftosa. Em função da crise hídrica que ocorre no Estado, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf/ES) solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a prorrogação. O prazo, que terminaria no dia 30 de novembro, foi estendido até o dia 20 de dezembro.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, a decisão foi tomada levando em conta a situação de seca no Espírito Santo. “Por isso, o Ministério atendeu à nossa solicitação e prorrogou a etapa, pois o nosso objetivo é que todo o rebanho bovino e bubalino seja vacinado, mantendo os bons índices de vacinação apresentados pelo Estado nos últimos anos”, diz.

Nesta etapa da campanha devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos, independente da idade, envolvendo em torno de 2,3 milhões de animais, em 33 mil propriedades de todo o Estado.

O médico veterinário do Idaf, José Dias Porto Júnior, responsável no Instituto pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, explica que, com a seca, o manejo dos animais é mais complexo. “Devido à escassez de água e, consequentemente de alimentos nas propriedades, os animais ficam mais debilitados, dificultando a condução dos procedimentos de vacinação dentro do próprio estabelecimento rural. Esperamos com esse prazo oferecer mais tempo ao produtor para que se organize quanto à disponibilidade hídrica e de alimentos para o seu rebanho, além de esperarmos que, nesse período, chova em território capixaba.”

Procedimentos

A vacinação é realizada pelos próprios produtores e as vacinas podem ser adquiridas em lojas agropecuárias cadastradas, apenas no período da campanha, que agora foi ampliado até o dia 20 de dezembro.

A comprovação da vacinação pode ser feita pela internet ou nos escritórios do Idaf. Os proprietários que não comprovarem a vacina estão sujeitos a multa, que pode variar de R$ 300 a R$ 27 mil, dependendo da quantidade de animais. Além disso, a propriedade fica impedida de movimentar seus bovinos e bubalinos até que a situação seja regularizada.

Comprovação pela Internet: o formulário online estará disponível apenas durante a campanha (até o dia 20 de dezembro) no site do Instituto (www.idaf.es.gov.br). É necessário informar CPF e o número do cupom fiscal de aquisição da vacina. Após a etapa, o formulário não ficará mais disponível no site. Caso tenham ocorrido nascimentos ou mortes no rebanho, é necessário que o produtor rural faça esse registro antes de comprovar a vacinação. A atualização dessas informações também pode ser feita pela Internet.

Comprovação nos escritórios: em função da prorrogação, poderá ser feita até o dia 30 de dezembro, levando a nota fiscal da vacina e a declaração de vacinação preenchida, além de informar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral.

Febre aftosa

A febre aftosa é uma enfermidade contagiosa, provocada por vírus e que acomete animais biungulados (de duas unhas), principalmente os bovinos e bubalinos. Os animais contraem o vírus por contato direto com outros animais infectados ou por alimentos e objetos contaminados, entre outras formas de transmissão.

Comentários

Comentários

11 comentários em “Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada até 20 de dezembro

  • 20/02/2017 em 4:21 AM
    Permalink

    The proceeds of selling your older car can go to the operations of the charity like
    giving food or clothing to the family that they supported.
    Now you will soon forget about key-fobs as well since
    new biometric revolution is going to allow you to enter
    your car with your fingerprint, face detection or eyeball recognition. 00 per gallon, depending on market prices, but that is a good benchmark.

  • 20/02/2017 em 11:19 PM
    Permalink

    Wow, incredible blog layout! How lengthy have you been running a blog for?
    you make running a blog glance easy. The entire look of your web site is fantastic, as
    neatly as the content!

  • 21/02/2017 em 10:39 AM
    Permalink

    Oh my goodness! Amazing article dude! Many thanks, However I am experiencing problems with your RSS.I don’t understand why I am unable tto join it.
    Is there anyone else getting identical RSS issues? Anyone that knows the solution will yyou kindly respond?
    Thanx!!

  • 22/02/2017 em 2:02 AM
    Permalink

    It’s the best time to make some plans for the future and
    it’s time to be happy. I’ve read this post and if I
    could I desire to suggest you some interesting things or
    suggestions. Maybe you can write next articles referring to this article.
    I desire to read even more things about it!

  • 22/02/2017 em 3:19 AM
    Permalink

    Through the 2013 Tremendous Bowl, an ad ran for Carl’s Jr./Hardee’s new on the
    time Atlantic cod fish sandwich which starred Nina Agdal
    on a seaside in a bikini after which topless consuming the sandwich.

  • 22/02/2017 em 3:49 AM
    Permalink

    I want to to thank you for this very good read!! I definitely enjoyed every bit of it.
    I’ve got you saved as a favorite to look at new stuff you post…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.